Mestrado em Economia - Universidade Católica de Angola - UCAN | Educartis

Luanda
2 anos
Mestrado
Presencial

Benefícios

O Que Irá Aprender

 O Msc em Economia e Gestão da Energia e Economia do Desenvolvimento é um programa de mestrado científico introduzido pela Universidade Católica de Angola em parceria com a conceituada Norwegian School of Economics (NHH). Estamos na presença de um programa pioneiro em Angola a nível universitário, congregando uma selecção de especialistas com elevado reconhecimento internacional em áreas relacionadas com a economia da energia e o desenvolvimento económico. As cadeiras do mestrado serão portanto leccionadas em inglês ou em português, o que por si só já constitui um feito inédito. 

Este Curso tem uma duração de 24 meses com 4 horas lectivas, das 15h às 19h, podendo os estudantes usufruir de excelentes condições logísticas disponibilizadas pela UCAN, tais como salas de estudo, computadores e biblioteca. O regime das aulas é intensivo e presencial.

 5 RAZÕES PARA OPTAR PELO MSC DE ECONOMIA DA UCAN. 

1) IMPORTÂNCIA DO CURRICULUM EM TEMAS COM ENORME IMPACTO PARA O FUTURO DE ANGOLA, À LUZ DOS DESAFIOS ECONÓMICOS E SOCIAIS COM OS QUAIS O PAÍS SE CONFRONTA, COMO A DESIGUALDADE E A POBREZA;
2) A UCAN, INSTITUIÇÃO DE REFERÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA PELA SUA QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES, ASSOCIA-SE NESTE PROJETO À NHH, UNIVERSIDADE NORUEGUESA DE PRESTÍGIO NA EUROPA NAS ÁREAS DA ECONOMIA E NEGÓCIOS; 
3) AMBIENTE DE GRANDE PROXIMIDADE COM UM CORPO DOCENTE DE CLASSE MUNDIAL EM QUE OS ESTUDANTES SERÃO EXPOSTOS À SUA INVESTIGAÇÃO ACADÉMICA; 
4) POSSIBILIDADE DE INTERACÇÃO COM 7 UNIDADES DE PESQUISA CIENTÍFICA NA UCAN; 
5) FORTE ÊNFASE DO PROGRAMA EM DESENVOLVER O PENSAMENTO AUTÓNOMO E CRÍTICO DOS ESTUDANTES NA ANÁLISE DE PROBLEMAS ECONÓMICOS, EXPONDO OS ESTUDANTES A ABORDAGENS DIFERENTES NA ECONOMIA E AO PLURALISMO ECONÓMICO. 
Mostrar mais

Como Este Curso Irá Beneficiar a Sua Carreira

 O programa tem como missão motivar os estudantes a pensar de forma crítica sobre os problemas do desenvolvimento económico e da gestão dos recursos energéticos, preparando-os enquanto economistas para uma vida profissional competente, ética e humanista. Por outro lado, com este mestrado os estudantes terão oportunidade de receber treino relevante para a sua compreensão das economias reais e para o manuseamento das técnicas modernas de investigação académica. O mestrado propõe aos estudantes que forem seleccionados uma formação bastante rigorosa em análise económica. O curso também proporciona um conjunto de técnicas quantitativas que são hoje essenciais na pesquisa de campo e no trabalho aplicado em economia. 



Mostrar mais
Certificação obtida

 A obtenção do grau de mestre pressupõe a aprovação em todas as disciplinas bem como a realização e defesa da tese dentro dos prazos exigidos. A classificação final do Msc em Economia da UCAN resulta da ponderação da média da parte lectiva e da classificação obtida na tese.
 
Ao terminar o curso ficará certificado com o Grau de Mestre em Economia

Quais as saídas profissionais?

 Ao completarem os 2 anos do Mestrado Científico em Economia e Gestão da Energia e Economia do Desenvolvimento, os estudantes graduados terão a oportunidade de optar por uma carreira nos principais sectores da vida económica e financeira do país. Nessa altura, espera-se que os estudantes tenham aprendido mais sobre o mundo e a economia real, particularmente sobre o estado actual da economia mundial, a história do capitalismo e detalhes sobre algumas economias contemporâneas (em África e fora dela). 

Algumas áreas de exercício profissional contempladas pelos estudantes incluem a Administração Pública, ONGs, organismos económicos e financeiros internacionais, direcção de empresas da indústria, energia ou recursos naturais, gabinetes de estudos e consultoria ou, ainda, instituições académicas através do ensino e da investigação. 

Um número indeterminado de estudantes poderá optar por prosseguir os seus estudos avançando directamente para um programa de doutoramento (Phd) numa universidade no estrangeiro 

TOP COURSES OF THIS INSTITUTION
SIMILAR INSTITUTIONS

When do I start?

Next available course

Critérios de Admissão

 Qualquer estudante que se candidate ao programa de Msc em Economia do Desenvolvimento e Economia da Gestão da Energia passará por um processo rigoroso e transparente de selecção.

O estudante, para se candidatar, deve reunir o seguinte conjunto de requisitos: 
a) Possuir licenciatura em ECONOMIA, GESTÃO ou numa área científica com média igual ou superior a 13 valores; 
b) Realizar a candidatura online; 
c) Efectuar o pagamento de uma taxa de inscrição de 42 mil Kwanzas (não reembolsável); 
d) Disponibilidade para uma entrevista pessoal de avaliação do perfil do candidato e para testes; 
e) Obrigatoriedade dos cursos preparatórios de matemática, língua portuguesa e inglês;
f) Figurar no top 40 dos melhores estudantes que forem sujeitos a avaliação nos 3 cursos do preparatório. 

Os candidatos que não possuam os requisitos acima não poderão ser admitidos para o programa. Alguma habilidade matemática e quantitativa é necessária e, além disso, a experiência profissional será igualmente valorizada. 

Como inscrever-me?

Para se inscrever no Mestrado em Economia necessita de:

  • Realizar a candidatura online;
  • Efectuar o pagamento de uma taxa de inscrição de 42 mil Kwanzas (não reembolsável);
  • Preencher o formulário de candidatura ao Mestrado;
  • Entregar 2 fotografias tipo passe;
  • Entregar uma versão recente do seu CV;
  • Disponibilidade para uma entrevista pessoal de avaliação do perfil do candidato;

Opções de pagamento

 O valor da taxa de inscrição é de 42 mil Kwanzas. 

Informação detalhada do curso

Uma primeira parte lectiva com 4 cadeiras por trimestre, perfazendo um total de 16 cadeiras. No total, prevê-se um total de cerca de 640 horas de aulas para cada especialização. Os professores serão responsáveis pela concepção das aulas, que deverão permitir o desenvolvimento das capacidades críticas e analíticas dos estudantes. Prevê-se ainda a possibilidade dos professores serem coadjuvados, casuísticamente, por assistentes. Durante a primeira parte do mestrado, ao longo dos três primeiros trimestres, os estudantes de ambas as especializações irão frequentar cadeiras de tronco comum, ficando os dois trimestres restantes de aulas reservados para seminários, workshops e cadeiras de especialização.

 A segunda parte do programa destina-se exclusivamente à pesquisa científica, sob orientação de um supervisor escolhido pelo aluno. Esta parte do programa é precedida de seminários organizados pela coordenação do mestrado, sobre áreas diversas como a aprendizagem organizacional, a integração no mercado de trabalho, métodos e desafios na investigação, entre outros temas. No final, os estudantes deverão submeter e defender uma tese de mestrado sobre um tema do seu interesse. Este trabalho constitui uma componente central do programa. 

Poderá consultar o programa completo no site da UCAN.
Mostrar mais

Este curso é leccionado por:

Missing teacher
Kjetil Bjorvatn

COORDENADOR DO PROJECTO

Missing teacher
João E. Van Dunem

COORDENADOR DO PROJECTO

Provedor do Curso

Email & Website
  • imprensa.comunicasocial@ucan.edu
  • http://www.ucan.edu
Telefone & Localização
  • +244927595530
  • Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem, Nº 24