Formação Pedagógica Inicial de Formadores - Hoteltur - Formação, Recrutamento e Consultoria Hoteleira | Educartis

Luanda
2 meses
Curso
Presencial

Benefícios

O Que Irá Aprender

O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores na Hoteltur - Formação, Recrutamento e Consultoria Hoteleira é uma ferramenta de qualificação e de desenvolvimento de competências. 

Este curso presencial permite identificar e descrever as principais aptidões expressas em termos de comportamentos, na preparação, desenvolvimento e avaliação de uma sessão de formação.

Como Este Curso Irá Beneficiar a Sua Carreira

No final desta formação pedagógica, o formando terá de ser capaz de: 
  • Identificar e descrever as principais aptidões expressas em termos de comportamentos, na preparação, desenvolvimento e avaliação de uma sessão de formação;
  • Identificar os comportamentos pedagógicos a adquirir ou a melhorar durante o decurso da acção;
  • Desenvolver a capacidade de auto-análise e de análise em grupo;
  • Caracterizar os diferentes sistemas de formação, com base nos objectivos e nos públicos-alvo específicos, metodologias e meios pedagógicos utilizados;
  • Identificar a legislação nacional que regulamenta a formação profissional e o enquadramento do formador;
  • Enumerar as competências e capacidades necessárias à actividade de formador;
  • Preparar, desenvolver e avaliar sessões;
  • Identificar os aspectos pedagógicos considerados mais importantes no processo de ensino aprendizagem;
  • Auto-avaliar o desempenho face ao perfil de competências desejado;
  • Avaliar o processo formativo;
Mostrar mais
TOP COURSES OF THIS INSTITUTION
SIMILAR INSTITUTIONS
Medium

NEW VISION OF DEAL

Private University

Medium

PRIMAVERA BSS

Private University

When do I start?

Next available course

School type cp

Interested in this institutions?

PEDIR INFORMAÇÕES
STUDENTS ALSO VISITED

Montessori Teacher Training Diploma

Montessori Plus Center Teacher Training College

International Diploma in Montessori Teacher Training (OFQUAL UK)

Oak House Training College

Informação detalhada do curso

As aulas deste curso presencial dividem-se nos seguintes módulos:

  • MÓDULO – Simulação Pedagógica Inicial 4
    1.1 Análise e Auto análise dos comportamentos pedagógicos observados.
    Questionamento/aprofundamento dos aspectos pedagógicos mais relevantes.
    Síntese e avaliação dos processos vivenciados
    1.2 Definição do perfil de entrada dos participantes. Percursos para a auto-formação.

  • MÓDULO - O Formador e o Contexto em que se Desenvolve a Formação 8
    2.1 A evolução da Formação Profissional em Angola
    2.2 Caracterização do sistema nacional de formação profissional em Angola
    2.3 Legislação em vigor
    2.4. Tipos de Formação
    2.5 Modalidades de Formação
    2.6 Níveis de Formação
    2.7 Papel do Formador
    2.8 Perfil do Formador:Competências e capacidades a desenvolver

  • MÓDULO III – Processos Facilitadores de Aquisição de Conhecimentos 
    3.1 Os conceitos de aprendizagem
    3.2 As diferentes teorias, modos, modelos, mecanismos de aprendizagem e seus contributos
    3.3 Da Pedagogia à Andragogia
    3.4 Modelos de Aprendizagem
    3.5 Características do processo de aprendizagem
    3.6 Modos de aprendizagem
    3.7 Factores de aprendizagem
    3.8 Condições facilitadoras

  • MÓDULO IV – Gestão de Percursos Diferenciados de Aprendizagem e Animação de Grupos em Formação
    4.1 A relação pedagógica e animação das sessões
    4.2 Conceito de relação pedagógica
    4.2 A postura do formador na relação pedagógica
    4.3 Caracterização do processo comunicacional
    4.4 Atitudes para uma comunicação eficaz
    4.5 Procedimentos de interacção com o grupo
    4.6 Dinâmicas de grupos
    4.7 Animação de Grupos em percursos diferenciados de Aprendizagem
    4.8 Caracterização dos elementos do grupo em formação
    4.9 Os principais estilos de comunicação (assertivo, manipulador, agressivo e passivo)
    4.10 Tipos de liderança e seus efeitos no grupo.

  • MÓDULO V – Módulos Transversais 
    5.1 Cidadania Direitos/Deveres do Cidadão
    5.2 Empreendedorismo Aprender, apreender e empreender
    5.3 Segurança Higiene Saúde no Trabalho (SHST)
    5.4 Definições e regras básicas sobre Saúde Higiene e Segurança no Trabalho
    5.5 Legislação
    5.4 As Doenças de Transmissão Sexual (DTS) VIH/SIDA

  • MÓDULO VI - Definição e Estruturação de Objectivos de Formação 8
    6.1 O papel dos objectivos na formação profissional
    6.2 Características dos objectivos pedagógicos
    6.3 Funções dos objectivos
    6.4 Níveis de definição dos objectivos
    6.5 Como formular objectivos operacionais
    6.6 Domínios de definição dos objectivos
    6.7 A definição dos objectivos e a avaliação da formação

  • MÓDULO VII- Metodologias e Estratégias Pedagógicas
    7.1 Distinção entre os conceitos de métodos e técnicas pedagógicas
    7.2 Tipos de métodos – Características, vantagens e limites na sua aplicação (Métodos Expositivo, Demonstrativo, Interrogativo, o Método Activo)
    7.3 Tipos de técnicas pedagógicas mais utilizadas na formação:(Vídeo, Brainstorming, Estudo de Casos, Exposição, Role-Playing, Jogos pedagógicos, trabalho de grupo, simulação...)
    7.4 Adequação dos métodos e técnicas aos conteúdos, objectivos e ao público-alvo.

  • MÓDULO VIII - Os Recursos Didácticos na Formação e as Novas Tecnologias de Informação e de comunicação
    8.1 O conceito de recurso didáctico
    8.2 Classificação dos recursos didácticos (Visuais – Não Projectáveis, Documentos escritos, Objectos, Quadro Branco, Quadro de Papel, Cartaz, Visuais. Projectáveis: Retro-projector, Projector de Diapositivos, Episcópio. Audiovisuais: Televisão, Vídeo, Filme, Projector multimédia);
    8.3 Vantagens e desvantagens dos diferentes recursos didácticos;
    8.4 Os recursos didácticos mais utilizados - Regras de selecção e utilização dos recursos
    8.5 Concepção de um recurso didáctico em suporte multimédia - Exercício prático;

  • MÓDULO IX - A avaliação da Formação e da Aprendizagem 
    A Avaliação da Aprendizagem
    9.1 As funções e os processos de avaliação pedagógica
    9.2 A avaliação global dos cursos de formação profissional
    9.3 A Construção dos instrumentos de avaliação
    9.4 Tipos e instrumentos de avaliação
    9.5 A Subjectividade na avaliação (erros da avaliação)
    9.6 A avaliação e os domínios do Saber (Cognitivo, Afectivo e psico-motor) Acompanhamento e Avaliação da Formação
    9.7 Critérios de eficácia da Formação
    9.8 Análise evolutiva e Sistémica dos resultados de Formação

    10.1 Introdução a estatística
    10.2 Modelo utilizado para a recolha e tratamento de dados estatísticos
    10.3 Estatística aplicada ao contexto da formação profissional (formando/ formador/ empresa.

    11.1 Definição de Plano de Sessão (vantagens)
    11.2 Conceitos, finalidade e estrutura do plano se sessão
    11.3 Como elaborar um plano de sessão
    11.4 O Plano de sessão como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento da relação pedagógica.

    12.1 Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação
    12.2 Treino individual de competências
    12.3 Análise e auto-análise dos comportamentos pedagógicos observados.
    12.4 Avaliação da estrutura do curso
    12.5 Avaliação dos formandos
    12.6 Avaliação dos formadores
Mostrar mais

Provedor do Curso

Email & Website
  • geral@hotelturangola.com
Telefone & Localização
  • +244922338062
  • +244992338062
  • Urbanização Nova Vida, Rua 176, Casa 6057.