Enfermagem - Instituto Superior Politécnico de Benguela | Educartis

Benguela
4 anos
Licenciatura
Presencial

Benefícios

O Que Irá Aprender

Espera-se que no final dos quatro anos de curso, o aluno tenha um suporte teórico e prático que lhe permita:
contribuir como agente formativo no processo de socialização profissional;
ser agente activo do desenvolvimento profissional e dos cuidados de saúde em geral.

Para o efeito, o curso está organizado em Unidades Curriculares que, por sua vez, se encontram subdivididas em módulos que constituem as modalidades de ensino teórico, prático e ensino clínico.

O ensino teórico e o ensino clínico articulam-se no tempo, por forma a que o segundo se desenvolva o mais próximo possível da componente teórica que lhe corresponde. A forma como o curso se encontra estruturado pretende responder a um processo de ensino-aprendizagem evolutivo que permita ao aluno a integração do desenvolvimento de capacidades intelectuais, psicomotoras e relacionais.

Os estágios (ensinos clínicos) serão realizados em hospitais, centros de saúde e outros serviços da comunidade, de acordo com as necessidades de aprendizagem e disponibilidade dos serviços requisitados.

Mostrar mais

Como Este Curso Irá Beneficiar a Sua Carreira

O Curso de Licenciatura em Enfermagem, a ministrar no Instituto Superior Politécnico de Benguela, será desenvolvido de modo a permitir que os futuros Enfermeiros, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, tomem consciência do seu potencial interventivo na relação com o meio ambiente, pessoas e comunidade. A tónica deverá ser posta na sua autonomia e capacidade de decisão.O curso alia o ensino teórico e a prática clínica, que serão, tanto quanto possível, orientados para a resolução de problemas. Esta estratégia favorecerá o enquadramento dos conceitos de Homem, Ambiente, Saúde e Enfermagem no desenvolvimento da prática profissional. O principal objetivo do curso é formar enfermeiro generalista no cuidado e as suas dimensões (gerenciamento, pesquisa, atendimento a comunidade), através do processo de aprendizagem constante nas diversas áreas do saber e a assimilação de valores éticos para uma participação crítica e construtiva deste profissional como cidadão. Pretende-se sobretudo, que os formandos adquiram capacidades para gerir a necessidade de aquisição de conhecimentos contínuos percepcionando-a como a única estratégia capaz de nutrir a evolução profissional. Os objetivos específicos de estudos em Enfermagem são:Oferecer aos alunos uma diversidade de oportunidades teóricas e práticas, levando-os a trabalhar cada uma destas experiências de modo a promover gradualmente a qualidade de cuidados a prestar;Fornecer em cada etapa do processo de ensino-aprendizagem aos alunos conhecimento das suas finalidades e implicações para a vida profissional, levando cada um a definir os seus próprios objectivos, assumindo deste modo responsabilidades profissionais crescentes;Dar aos alunos a noção de multidisciplinaridade na assistência aos indivíduos/famílias, de modo a que estes aprendam e desenvolvam o seu papel interventivo, enquanto profissionais de saúde;Promover a partilha de experiências entre discentes, docentes, pares profissionais e outros, que intervenham no ensino-aprendizagem por forma a fomentar uma atitude pedagógica, não só enquanto aluno mas também como futuros profissionais;Enfatizar a importância da investigação, como um dos instrumentos básicos de promoção dos cuidados de enfermagem e de enriquecimento do património profissional;
Mostrar mais
TOP COURSES OF THIS INSTITUTION
SIMILAR INSTITUTIONS

When do I start?

Next available course

School type cp

Interested in this institutions?

PEDIR INFORMAÇÕES
STUDENTS ALSO VISITED

Montessori Teacher Training Diploma

Montessori Teacher Training College

Diploma in Primary Teachers Education

Montessori Teacher Training College

Diploma in Pre-Primary Education (ECDE)

Montessori Teacher Training College

Critérios de Admissão

Poderão inscrever-se na Licenciatura em Enfermagem os candidatos que tenham concluído o ensino médio e tenham sido aprovados em curso de preparação para acesso ao ensino superior ou em exame de admissão a efectuar pelo ISPB. O exame de admissão consistirá na realização de provas no mês de fevereiro de cada ano, cobrindo o conteúdo programático definido especificamente pelo ISPB na base dos programas curriculares aprovados para o ensino secundário. O ISPB poderá prescindir da realização de exames de admissão, nos termos do seu Regulamento Interno.

Provedor do Curso

Email & Website
  • geral@unibenguela.com
  • http://www.ispbenguela.com/ispb/web_page.inicial
Telefone & Localização
  • +244272237130
  • +244272237131
  • Av. Governador Moutinho, 125,Benguela