Enfermagem - Instituto Superior Politécnico de Benguela | Educartis

Benguela
4 anos
Licenciatura
Presencial

Benefícios

O Que Irá Aprender

Espera-se que no final dos quatro anos de curso, o aluno tenha um suporte teórico e prático que lhe permita:
contribuir como agente formativo no processo de socialização profissional;
ser agente activo do desenvolvimento profissional e dos cuidados de saúde em geral.

Para o efeito, o curso está organizado em Unidades Curriculares que, por sua vez, se encontram subdivididas em módulos que constituem as modalidades de ensino teórico, prático e ensino clínico.

O ensino teórico e o ensino clínico articulam-se no tempo, por forma a que o segundo se desenvolva o mais próximo possível da componente teórica que lhe corresponde. A forma como o curso se encontra estruturado pretende responder a um processo de ensino-aprendizagem evolutivo que permita ao aluno a integração do desenvolvimento de capacidades intelectuais, psicomotoras e relacionais.

Os estágios (ensinos clínicos) serão realizados em hospitais, centros de saúde e outros serviços da comunidade, de acordo com as necessidades de aprendizagem e disponibilidade dos serviços requisitados.

Mostrar mais

Como Este Curso Irá Beneficiar a Sua Carreira

O Curso de Licenciatura em Enfermagem, a ministrar no Instituto Superior Politécnico de Benguela, será desenvolvido de modo a permitir que os futuros Enfermeiros, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, tomem consciência do seu potencial interventivo na relação com o meio ambiente, pessoas e comunidade. A tónica deverá ser posta na sua autonomia e capacidade de decisão.O curso alia o ensino teórico e a prática clínica, que serão, tanto quanto possível, orientados para a resolução de problemas. Esta estratégia favorecerá o enquadramento dos conceitos de Homem, Ambiente, Saúde e Enfermagem no desenvolvimento da prática profissional. O principal objetivo do curso é formar enfermeiro generalista no cuidado e as suas dimensões (gerenciamento, pesquisa, atendimento a comunidade), através do processo de aprendizagem constante nas diversas áreas do saber e a assimilação de valores éticos para uma participação crítica e construtiva deste profissional como cidadão. Pretende-se sobretudo, que os formandos adquiram capacidades para gerir a necessidade de aquisição de conhecimentos contínuos percepcionando-a como a única estratégia capaz de nutrir a evolução profissional. Os objetivos específicos de estudos em Enfermagem são:Oferecer aos alunos uma diversidade de oportunidades teóricas e práticas, levando-os a trabalhar cada uma destas experiências de modo a promover gradualmente a qualidade de cuidados a prestar;Fornecer em cada etapa do processo de ensino-aprendizagem aos alunos conhecimento das suas finalidades e implicações para a vida profissional, levando cada um a definir os seus próprios objectivos, assumindo deste modo responsabilidades profissionais crescentes;Dar aos alunos a noção de multidisciplinaridade na assistência aos indivíduos/famílias, de modo a que estes aprendam e desenvolvam o seu papel interventivo, enquanto profissionais de saúde;Promover a partilha de experiências entre discentes, docentes, pares profissionais e outros, que intervenham no ensino-aprendizagem por forma a fomentar uma atitude pedagógica, não só enquanto aluno mas também como futuros profissionais;Enfatizar a importância da investigação, como um dos instrumentos básicos de promoção dos cuidados de enfermagem e de enriquecimento do património profissional;
Mostrar mais

When do I start?

Next available course

Critérios de Admissão

Poderão inscrever-se na Licenciatura em Enfermagem os candidatos que tenham concluído o ensino médio e tenham sido aprovados em curso de preparação para acesso ao ensino superior ou em exame de admissão a efectuar pelo ISPB. O exame de admissão consistirá na realização de provas no mês de fevereiro de cada ano, cobrindo o conteúdo programático definido especificamente pelo ISPB na base dos programas curriculares aprovados para o ensino secundário. O ISPB poderá prescindir da realização de exames de admissão, nos termos do seu Regulamento Interno.

Provedor do Curso

Email & Website
  • geral@unibenguela.com
  • http://www.ispbenguela.com/ispb/web_page.inicial
Telefone & Localização
  • +244272237130
  • +244272237131
  • Av. Governador Moutinho, 125,Benguela